Presença Online: O que é e como começar a presença do seu negócio no meio digital

Tempo de leitura: 8 minutos

Você empresário, sabe o que é Presença Online? Ou melhor, reconhece os problemas que a falta dela pode ocasionar para o seu negócio quando o assunto é vender mais com o Marketing Digital?

Saiba que você pode não ser o único a estar cometendo falhas terríveis deixando o seu negócio de fora de novas oportunidades de vendas.

Por isso resolvi explicar neste post tudo o que precisa saber para aproveitar as vantagens da internet e criar uma presença online imbatível para o seu negócio.

O que é Presença Online?

Presença online é a forma como você, sua empresa ou serviços se encontram na internet.

Segundo dados estatísticos do SEBRAE, cerca de 50% das Micro e Pequenas Empresas não conseguem ultrapassar 2 anos de funcionamento, e embora saibamos que todas as empresas deveriam ter uma atuação online, muitas ainda resistem ao avanço da tecnologia.

É importante entender que a internet veio para ficar e a cada dia mais vem ditando o rumo dos negócios.

A internet está cheia de ferramentas que podem ajudar a sua empresa a vender mais e se comunicar com seus clientes.

Cada uma dessas ferramentas contribui de forma diferente para o negócio e para firmar o seu negócio na internet, mas não se engane, achando que somente ter um site, blog ou ter algumas contas nas principais redes sociais irá alavancar o seu negócio no meio digital.

Pura ilusão!

Para qualquer negócio ter resultados utilizando a internet é necessário atuar com uma presença online de forma correta e sempre acompanhada de uma estratégia de marketing digital.

Resolvi separar algumas vantagens para inserir sua empresa na internet da maneira correta e criar uma presença online imbatível para o seu negócio, caso ainda não tenha ou melhorar caso já tenha alguma estratégia sendo utilizada.

4 Vantagens de uma Presença Online de Sucesso

Aumento do faturamento   

presença-online-2

Com uma estratégia inteligente e sólida de presença digital é possível que você dobre o seu faturamento, através da venda de produtos ou serviços. Hoje, a internet é um dos meios mais utilizados para busca e pesquisa de empresas, serviços ou produtos, e você marcando presença no meio digital é possível que a quantidade de pessoas procurando por seu negócio aumente, consequentemente aumentando as venda e aumentando o seu faturamento.

O seu negócio aberto 24 horas por dia com menor custo

presença-online-3

Ao contrário da maioria dos negócios que possuem uma loja física, que só tem oportunidade de trabalhar durante o horário comercial, um negócio online pode funcionar durante 24 horas por dia gastando menos e em que contar que você pode vender ou captar clientes a qualquer momento.

A maneira de pensar do seu cliente

presença-online-4

Os consumidores ficam encantados com a possibilidade de interagir com o seu negócio, comentar e mostrar a sua opinião sobre os seus produtos. Dessa forma é possível saber de que forma o seu cliente pensa a respeito da sua marca e/ou produto e melhorar a qualidade do seu negócio.

Crescer e valorizar a sua marca  

presença-online-5

Através da presença online do seu negócio é possível construir a sua marca na mente do seu cliente, ressaltando todos as vantagens e qualidades que o eu negócio possui, aumentado a chance que o seu futuro cliente ouça a respeito da sua empresa, podendo assim criar maior relevância para seu negócio.

E como começar a sua presença online?

O primeiro passo a ser dado para começar a sua presença online é planejar uma estratégia completa de marketing digital. Para que isso aconteça de forma correta é necessário contar com o auxílio de um profissional da área onde será levantado etapas de pesquisa, análise, planejamento, criação de um plano de ação e medir e aprimorar a estratégia.

7 passos para começar a sua Presença Online

A escolha do domínio

presença-online-6

A chave para criar sua presença online é o nome do domínio. É importante escolher um nome que seja memorável, simples e claro, nos quais seus clientes atuais e futuros podem sentir confiança.

Após escolher e registrar seu domínio, ele pode ser utilizado de três maneiras. Você pode encaminhar seu domínio para uma página empresarial nas redes sociais, um site de comércio eletrônico ou um diretório online, pode utilizar o nome do seu domínio como endereço de e-mail da sua empresa e criar o site da sua empresa.

Criação de um Website ou Blog Corpotativo

presença-online-7

No mundo globalizado em que vivemos, ter um site não é mais um luxo para poucos, e sim uma ferramenta essencial para as empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

O site se tornou indispensável para empresas de pequeno, médio e grande porte. Pois possibilita comunicação junto ao seus clientes. Mas não se engane, achando que somente te um site “bonitinho” vai fazer com que chova clientes.

Para ter um bom site é necessário que ele seja otimizado, seja responsivo, ou seja, se adeque aos tamanhos da tela de desktop, tablets e celulares, precisa ter um design voltado para a conversão e ter imagens de alta qualidade.

Configure uma subscrição de e-mail (Newsletter)

presença-online-8

Permita que os visitantes do seu site sejam notificados de novas atualizações, novidades e promoções pelo e-mail.

Você está usando Suas Redes Sociais realmente para Vender ou só Para Ganhar Novos Likes?

presença-online-10

Existem diversas redes sociais que podem ser utilizadas para aumentar a sua presença online, como Youtube, Linked in, Twitter, entre outras.

Dentre as redes sociais decidi discorrer com mais abrangência sobre o Facebook que é uma das redes que mais cresce no mundo, com mais de 1 bilhão de pessoas conectadas. Através do Facebook você pode aumentar o número de vendas, de visitantes e ter mais engajamento com seu público.  Você não vai deixar sua empresa fora dessa, né?

Google Meu negócio  

presença-online-11

Você já ouviu falar sobre o Google Meu Negócio? Se não, irei te explicar o que é e como essa ferramenta pode te ajudar a dar um upgrade nos negócios.

Trata-se de um conjunto de ferramentas e funcionalidades que o Google compilou de forma gratuita, tendo como objetivo principal facilitar a divulgação do seu negócio online e possibilitar que você consiga aumentar o seu alcance e interação com o seu público-alvo.

Essa ferramenta permite acessar todas as informações referentes a pesquisas, visitas e navegabilidade que sua página oferece, ou seja, você poderá ver de forma mais clara o que o seu público está buscando e assim poderá adaptar o seu negócio para as preferências do seu público, consequentemente isso trará novos clientes até você.

É possível receber diretamente em sua página, comentários de quem já utilizou o seu serviço, ou seja, consegue extrair informações sobre o desempenho qualitativo de seu atendimento. Ao iniciar o uso dessa ferramenta, automaticamente você criará uma página de negócio no Google + (Google Plus: a rede social do Google), quem procurar pelo seu negócio achará as suas informações que você compartilhar, consequentemente melhora a sua presença digital.

Comece um blog

presença-online-12

Ao começar um blog corporativo, você irá aumentar ainda mais sua presença online, pois ele é uma ótima ferramenta dentro das principais estratégias de marketing digital. Um dos fatores importantes para se ter um blog é gerar autoridade e educar o seu público. No momento em que você discorre soluções e conteúdos sobre um determinado tema em seu blog você acaba se tornando uma referência no mercado e passa a educar o seu público sobre o assunto.

O segundo ponto e não menos importante é ser encontrado na internet. Dentro dos buscadores, como o Google, milhares de internautas procuram por soluções diariamente para resolver suas dores e este é o momento em que o seu blog deve agir como uma poderosa ferramenta de marketing, levando o melhor conteúdo para o seu público, levando a melhor solução e gerando autoridade para o seu negócio.

O terceiro e último ponto de suma importância é o fato de utilizar o seu blog como ferramenta de relacionamento com o seu público. Aproveite para ver sobre o que o seu público está comentando, quais as suas dúvidas e tenha maior definição sobre eles e leve a oferta correta, evitando erros básicos na estratégia de marketing do seu negócio.

E ai, vai ficar de fora de um dos mercados que mais crescem no mundo?

 

Faça uma análise da sua presença online agora mesmo!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *