A questão é simples…

Só existem apenas dois grupos de empresas: as que conseguem utilizar a internet como ferramenta para gerar mais vendas para seu negócio e ter um fluxo de caixa previsível e as empresas que estão com os dias contados para fechar as portas por não se possuírem uma presença online efetiva.

Se você faz parte ou quer fazer parte deste seleto grupo 1 fica comigo que eu irei te ensinar os primeiros passos para utilizar a internet para criar a Presença Online de sua empresa de maneira efetiva e mostrar a você como fazer para atrair mais clientes através da internet e deixar de ficar correndo atrás de likes, curtidas e outras métricas que não são importantes se você realmente quer continuar tendo um negócio.

O seu negócio precisa vender e para isso acontecer com ajuda da internet você precisa antes entender alguns pontos para chegar no resultado desejado deste artigo: atrair mais clientes para seu negócio através da internet.

Mas antes de te levar para a solução deste conteúdo preciso que antes você entenda algo.

Antes de abordar como fazer para posicionar seu negócio da maneira correta na internet para gerar mais vendas você precisa primeiro entender o que é presença online e como isso vai beneficiar o seu negócio.

O que é Presença Online

A presença online é a construção de autoridade e credibilidade online que permite que seu negócio seja considerado um dos principais referenciais sobre determinado segmento ou assunto.

Além disso, uma boa presença online irá atrair usuários com dúvidas sobre uma determinada área a encontrar em seu negócio a “solução” que ele precisa para resolver seu problema.

Então este é o grande objetivo de uma presença online eficaz, fazer seu negócio ser encontrado pelo usuário em cada etapa de sua jornada de compra online, permitindo que sua empresa esteja SEMPRE acessível em diferentes canais como blog corporativo, redes sociais e outros.

Vamos para o próximo ponto…

mais clientes presenca online

Por que sua empresa deve investir em Presença Online

O maior motivo para você investir na construção de uma boa presença digital para seu negócio é simples… ser encontrado pelo seu público-alvo ideal e estar sempre pronto para ajudá-lo a se tornar seu cliente.

Então agora que você já sabe o que é e o porquê você deve investir em sua presença online para gerar mais vendas todos os dias entenda quais são os principais passos que você deve colocar em prática hoje mesmo para posicionar o seu negócio da maneira correta para atrair mais vendas.

por que investir em presenca onlineComo criar uma Presença Online Entendendo os 4 comportamentos do consumidor

Muitas agências e empresas têm perdido muito tempo tentando fazer mil e uma coisas para as empresas e acabam ficando completamente perdidas com tanta informação.  O que você precisa saber para criar uma presença online de maneira simples e que realmente irá atrair mais visitantes para seu negócio é simples. Entenda o padrão de comportamento do usuário e esteja sempre presente em cada etapa desses comportamentos.

E quais são estes padrões de comportamentos? Existem basicamente 4 comportamentos de todo consumidor na internet e que você talvez não tenha se dado conta, mas também tenha esses mesmos comportamentos.

google buscador

#1. Realiza pesquisas (Google)

O primeiro comportamento do consumidor é que eles utilizam o Google e outros buscadores para pesquisar pelos mais variados assuntos.

Para posicionar seu negócio de maneira eficiente você deve entender que existem 3 tipos de buscas básicas do usuário na procura de produtos, serviços ou negócios na internet:

  • Pesquisam por Negócios (Nome da empresa)
  • Pesquisam pelo Segmento do negócio + Cidade (Ex.: Clínica Veterinária São Luís)
  • Pesquisam com palavras-chave de cauda longa (Ex.: Como tratar de uma otite canina)

Entenda algumas informações interessantes para entender mais.

  • 62% dos consumidores consultam informações on-line antes de fazer uma compra. Eles procuram indicações em sites de buscas e nas redes sociais.
  • Nesse universo, 32% dos consumidores conversam ou compartilham informações antes de comprar.
  • 83% dos usuários que buscaram informações na internet confiavam na opinião dos usuários da rede para as compras, com uma procura de quatro a sete opiniões.

E a grande pergunta é… Se o seu público-alvo ideal fizer qualquer uma das pesquisas acima, ele irá encontrar o seu negócio?

conteudo para blog#2. Consomem conteúdos

Todo consumidor consome conteúdos que resolvam problemas.

O conteúdo ideal para você gerar mais vendas são aqueles que irão ajudar seu público a resolver um determinado problema que vão desde como escolher o melhor vestido para casamento na praia, como evitar otite canina ou até mesmo como aumentar suas vendas através da internet. 

Infelizmente ainda existem diversas empresas perdendo muito tempo com conteúdos que não irão gerar nenhum tipo de retorno para elas, sabe por que?

Não tem clareza de como ajudar o seu público-alvo.

email marketing para vender mais

#3. Enviam e recebem e-mails todos os dias

Uma campanha de email marketing é 40 vezes mais efetiva para atrair novos clientes do que ações em mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter, aponta um estudo realizado pela McKinsey&Company.

Nenhuma ferramenta bate o email marketing quando o assunto é transformar leads em clientes com as estratégias corretas de vendas online.

Sabendo disso qual foi a última vez que utilizou esta ferramenta para se relacionar com os seus leads para transformá-los em clientes?

Neste momento o seu negócio deve ir muito além de enviar e-mails, aqui é o momento certo para criar uma estratégia para criar listas de pessoas segmentadas por interesses dentro de seu negócio e poder ter maior assertividade no momento da oferta.

A grande dica é: criar imãs digitais e segmentar este público para só então saber o que eles desejam e ofertar esta solução para cada um deles.

redes sociais para vender mais#4. Utilizam as redes sociais

E por fim, todo consumidor possui uma rede social para se relacionar. Então primeiro passo é evitar utilizar as redes sociais apenas como ferramenta para ofertar e acabar sendo taxado como um baita vendedor chato.

Utilize as redes sociais como plataformas de atração do seu público com conteúdos que realmente tenham valor e ajudem o seu público.

Recapitulando

Para ter uma presença online imbatível e poder gerar mais vendas através da internet seu negócio precisa:

  • Posicionar seu negócio no Google com um Blog Corporativo para ser encontrado pelo seu público-alvo ideal;
  • Criar uma linha editorial para seu blog e mídias sociais, gerando mais autoridade para seu negócio ajudando seu público;
  • Criar listas de clientes segmentadas por interesses e manter o relacionamento com a lista com email marketing; e
  • Utilizar as redes sociais para manter o engajamento com seu público.

Se chegou até aqui é por que está realmente comprometido em vender mais e para isso vou te ajudar com uma Análise de sua Presença Online 100% gratuita.

Basta preencher o formulário de aplicação de consultoria gratuita, analisamos qual a melhor estratégia para seu negócio e entramos em contato com você para te ajudar a colocar no ar sua primeira campanha de vendas online.


Rafael Jorge
Rafael Jorge

Rafael Jorge é Especialista em Vendas Online. Sua missão é ajudar empresas e negócios a aumentarem suas vendas através de estratégias para estes negócios venderem mais todos os dias.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published.